Caracterização

O JARDIM-ESCOLA JOÃO DE DEUS DE PONTA DELGADA

Localiza-se na cidade de Ponta Delgada, na freguesia de São Pedro. Esta localização tem um acesso privilegiado a quem se desloca a esta cidade pelos diferentes acessos quer de norte quer de sul pelos novos Eixos N/S das vias rápidas. Ao lado do Jardim-Escola temos um Parque Urbano da cidade de Ponta Delgada o que rodeia grande parte do edifício com árvores e grandes extensões de relva e diferentes verdes.

É um edifício de arquitetura moderna da autoria do arquiteto Kol de Carvalho. Divide-se em dois edifícios: 1º Edifício com três pisos:

Piso 0, com as zonas de: secretaria, refeitório e cozinha (com várias salas em anexo, nomeadamente a lavandaria, as despensas, entre outras) Piso 1,com as zonas de: ginásio, balneários, casas de banho, sala de professores/biblioteca, arrumos. Piso 3, com as zonas de: casas de banho, hall de distribuição/recreio coberto do 2º.cilo, arrumos e acesso a toda a tubagem/maquinaria de funcionamento da Instituição.

2º Edifício com 2 pisos:

Piso 0 (corresponde ao piso 1 do primeiro edifício) Valencia de creche; valência de Jardim-de-infância; valência de 1º.ciclo, laboratório, instalações sanitárias e recreios exteriores e cobertos. Devido à sua localização geográfica e ao facto de ser a única Instituição Particular de Solidariedade Social, com quatro valências: Creche, Pré-Escolar, 1.ºCiclo e 2.º Ciclo, temos crianças inscritas de diferentes concelhos da ilha de São Miguel. O horário de funcionamento é das 8horas às 18h e 30m. O regime de funcionamento compreende as atividades educativas: Creche entre as 8h e as 18h30m, no Pré-Escolar entre as 9h e as 12h30m, de manhã e as 14h30m e as 16h30m, de tarde. As do 1º Ciclo decorrem entre as 9h e as 13h, de manhã e as 14h30m e as 17h, de tarde. As do 2.ºCiclo serão agendadas anualmente com prevalência das manhãs, com horário equivalente ao 1.ºCiclo.

- Pessoal discente
As crianças inscritas/matriculadas fazem parte das nossas 3 salas da Creche, 3 salas do Pré-Escolar e 4 turmas do 1.º Ciclo e duas do 2.º Ciclo.

- Pessoal docente
O pessoal docente desde jardim-escola, exceto os docentes das Expressões, é formado na Escola Superior de Educação João de Deus (ESSE João de Deus), em Lisboa. Este facto continua a ser uma mais-valia para esta instituição, uma vez que a base do nosso Projeto Educativo é o seguimento das linhas orientadoras do Método João de Deus. Temos nove educadoras/ professoras e cinco professores.

- Pessoal não docente
O corpo não docente é constituído por 1 administrativa, ajudantes de ação educativa, uma cozinheira e uma ajudante de cozinha e auxiliares de serviço geral. Esta é a equipa que apoia todas as nossas valências.

- Organização nos períodos das férias
Durante as férias do Natal, Carnaval, Páscoa e Verão, o jardim-escola funciona em regime de rotatividade do corpo docente para apoiar as famílias nos períodos não letivos. Temos atividades programadas de tempos livres onde os alunos fazem vários ateliês: - culinária; experiências; pintura e desenho; modelagem; jogos de grupo; tradicionais; desportivos e de sociedade.

- Constituição das turmas